Grupo Montepio.

Conheça o Grupo Montepio, presente em vários setores de atividade, da banca aos seguros, da saúde e bem-estar à gestão de ativos, do qual faz parte o Banco e no qual a Associação Mutualista é o principal acionista.

Ver vídeo
Associação Mutualista Montepio
Fundada em 1840, é a maior associação portuguesa e principal acionista do Grupo Montepio. Desenvolve a sua atividade com base na proteção social complementar solidária e voluntária – o Mutualismo – e alinhada por valores como o associativismo, a solidariedade e o humanismo.
Fundação Montepio
Fundada em 1995, promove o desenvolvimento de parcerias e a concessão de apoios ao Setor Social da Economia, identificando e promovendo boas práticas de intervenção social.
Banco Montepio
Fundado em 1844, é a mais antiga instituição bancária portuguesa, centrada em melhorar o bem-estar das famílias, das empresas e das entidades da Economia Social. É também detentor de um conjunto de participações de capital em entidades financeiras, através da Montepio Holding.
Montepio Seguros
Constituída em 2013, detém as entidades que desenvolvem atividade de seguros e resseguros e da gestão de fundos de pensões, incluindo a Lusitânia – Companhia de Seguros, a N Seguros, a Lusitânia Vida e a Futuro.
Residências Montepio
Com atuação no setor dos serviços de saúde, é a entidade que desenvolve a atividade de gestão dos Centros Residenciais e de prestação de serviços pessoais ao domicílio e assistência permanente.
Montepio U Live - Residências para Estudantes
Desenvolvida em 2016, faz a gestão do projeto de disponibilização de alojamento de qualidade a estudantes no centro das grandes cidades e a um preço ajustado.
Montepio Gestão de Ativos

Entidade do Grupo especializada na gestão de patrimónios financeiros, com foco na gestão de fundos de investimento.

Concentra as atividades de gestão de fundos de investimento mobiliário e de gestão discricionária de carteiras do Grupo desde 2004.

Montepio Gestão de Activos Imobiliários, ACE
Criada em 2014, é a entidade do Grupo que realiza a gestão integrada de toda a carteira de ativos imobiliários.
Bolsimo Gestão de Ativos
Entidade especializada na atividade de cobranças e na avaliação de crédito.

Perguntas Frequentes

A Associação Mutualista Montepio e o Banco Montepio são uma única instituição?

Não, são duas instituições com missões, atividades, produtos e supervisores distintos, sendo que o Banco Montepio é uma entidade do Grupo Montepio, em que a Associação Mutualista é o principal acionista.

 

A Associação Mutualista Montepio foi fundada em 1840 e é hoje a maior associação Portuguesa com mais de 600 mil associados. É uma entidade da economia social - não é nem uma instituição financeira, nem uma companhia de seguros ou sociedade gestora de fundos de pensões - sendo considerada de utilidade pública. A Associação Mutualista Montepio está ainda sujeita à legislação em vigor para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em particular o Código das Associações Mutualistas (CAM).

 

O Banco Montepio - fundado em 1844 - é a mais antiga instituição bancária portuguesa. Uma Caixa Económica Bancária, centrada em melhorar o bem-estar das famílias, das empresas e das entidades da Economia Social. Uma instituição com origem e raiz mutualista, determinada a ser mais do que uma simples instituição bancária e a fazer a diferença no setor da Economia Social. O Banco Montepio também é detentor de um conjunto de participações de capital em entidades que prestam serviços bancários e financeiros.

Quem supervisiona as duas instituições?

A Associação Mutualista Montepio está sujeita à tutela do membro do Governo com competência em matéria de segurança social, atualmente do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - Direção Geral da Segurança Social.

 

O Código das Associações Mutualistas disciplina um novo regime de supervisão financeira a aplicar à Associação Mutualista Montepio, tendo em vista garantir uma gradual adaptação dessas instituições ao novo quadro regulatório. Consagra, assim, um período transitório de 12 anos - durante os quais a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões dispõe de poderes de verificação do cumprimento do plano de adaptação - no fim do qual, observados os requisitos legalmente previstos, as associações mutualistas em causa, como é a Associação Mutualista Montepio, passam a estar plenamente sujeitas ao regime de supervisão financeira do setor segurador.

 

O Banco Montepio é uma instituição bancária sujeita à supervisão do Banco de Portugal, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Os órgãos de gestão da Associação Mutualista são os mesmos do Banco?
Não, existe uma separação total dos órgãos de gestão das duas instituições.
As duas entidades partilham o mesmo espaço físico?
Não, o Banco Montepio e a Associação Mutualista Montepio têm sedes distintas. A sede do Banco Montepio localiza-se na Rua Castilho, n.º 5 em Lisboa, enquanto a sede da Associação Mutualista Montepio se localiza na Rua Áurea, n.º 219 a 241, em Lisboa.
O Banco Montepio e a Associação Mutualista são duas marcas distintas?
Sim. Em termos de imagem externa a Caixa Económica Montepio Geral efetuou o registo da nova designação comercial “Banco Montepio” e apresentou uma nova marca e nova imagem com o amarelo como cor institucional distinguindo-se da Associação Mutualista Montepio que é cor de laranja.
Como posso distinguir um gestor da Associação Mutualista de um gestor do Banco?
Na rede de balcões do Banco Montepio foram criados postos de atendimentos especializados para associados da Associação Mutualista Montepio que estão devidamente assinalados.
As duas entidades têm websites diferentes?
Sim. Cada uma das entidades tem o seu website. O website da Associação Mutualista Montepio é www.montepio.org e do Banco Montepio é www.bancomontepio.pt.
Qual é a diferença entre a atividade da Associação Mutualista e a do Banco?

A Associação Mutualista Montepio é uma entidade que integra o setor da Economia Social, à semelhança de todas as IPSS e outras associações mutualistas e cuja atividade consiste na criação, para os seus associados, de um sistema privado de previdência social, concretizado pela disponibilização de modalidades mutualistas individuais de subscrição exclusiva pelos associados, aprovadas pelos próprios em Assembleia Geral de Associados, assim como pela respetiva tutela, onde ficam registadas.

 

O Banco Montepio, por sua vez, é uma instituição de crédito - designadamente uma Caixa Económica Bancária regida pelo Regime Jurídico das Caixas Económicas (DL n.º 190/2015) - cuja atividade principal consiste em receber do público depósitos ou outros fundos reembolsáveis e em conceder crédito por conta própria, bem como as acessórias de prestar serviços de intermediação financeira e de distribuição de seguros.

Os produtos da Associação Mutualista estão protegidos por algum sistema público de garantia, como é o Fundo de Garantia de Depósito ou o Sistema de Indemnização aos Investidores?

Não. Nesses casos, nos termos e para os efeitos do artigo 30.º do Código das Associações Mutualistas, é obrigatória a alteração do Regulamento de Benefícios com vista a restabelecer o necessário equilíbrio técnico-financeiro da modalidade. Para o efeito, o Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio promove a alteração do Regulamento de Benefícios da Associação Mutualista Montepio, sendo essa alteração objeto de deliberação da Assembleia Geral.

 

Caso a Associação Mutualista Montepio não possa pagar os reembolsos de capital e rendimento da modalidade, estes são garantidos em exclusivo pelo património da Associação Mutualista Montepio e, dessa forma, estão sujeitos aos riscos de liquidez e de solvabilidade do mesmo.

Ser cliente do Banco é diferente de ser associado da Associação Mutualista?

Sim, ser cliente do Banco Montepio é distinto de ser associado da Associação Mutualista Montepio.

 

Os clientes do Banco, para além de poderem subscrever produtos próprios da atividade bancária, também podem subscrever outro tipo de produtos, entre os quais as modalidades da Associação Mutualista Montepio. Para subscrever as modalidades mutualistas os clientes do Banco têm de ser associados da Associação Mutualista Montepio.

 

A admissão a associado da Associação Mutualista Montepio implica a subscrição de uma modalidade mutualista e confere ao associado um conjunto de direitos e obrigações, bem como de benefícios decorrentes da condição de associado.

Posso ser cliente do Banco Montepio e não ser associado?
Sim, não há obrigatoriedade em ser associado ao abrir conta no Banco Montepio.
Posso subscrever produtos mutualistas sem ser cliente do Banco?
Sim, não precisa ser cliente do Banco Montepio para ser associado e subscrever produtos da Associação Mutualista Montepio.
Onde posso consultar o enquadramento regulamentar das duas instituições?
Caso queira saber mais sobre o contexto regulamentar das duas instituições poderá consultar: o Código das Associações Mutualistas; a Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões; os Estatutos da Associação Mutualista Montepio; o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras; e o Regime Jurídico das Caixas Económicas.